Guaramiranga é um município do estado do Ceará no Brasil e está localizado no Maciço de Baturité na região serrana do estado, a 105,5 km da capital Fortaleza. Segundo estimativa de 2019 do IBGE, o município tem cerca de 5.193 habitantes e 59 km² de área. Sua sede se localiza a 865 metros de altitude. A cidade está situada na Área de Proteção Ambiental da Serra de Baturité.

Guaramiranga se destaca como destino turístico pelo clima ao longo do ano, rica fauna, movimentada cena artística e importantes construções históricas. É um dos municípios com menor média anual de temperatura da Região Nordeste. Faz parte do Polo da Serra de Guaramiranga.

É a terra natal do cientista cearense Fernando de Mendonça, um dos pais do Programa Espacial Brasileiro, que trabalhou como representante do Brasil junto à NASA e foi o primeiro diretor do INPE; além de terra natal, também, do jurista José Linhares, ex-presidente da República.

Curiosidades

O Município faz parte da APA (Área de Proteção Ambiental da Serra de Baturité), regulamentada pelo Decreto Estadual nº. 20.956, de setembro de 1990, que regulamenta o uso e ocupação do solo com a finalidade de preservar a vegetação eos recursos hídricos, dando um ordenamento nas construções e nas atividades em geral. O contato com a natureza é direto, começa na própria estrada cuja paisagem se mostra incrivelmente verde, sem falar com o cheiro de mato confundidos com o cheiro das flores.

As paisagens são um convite ao descanso e a meditação. Várias nascentes e cursos d’água formam corredeiras, bicas e cachoeiras. Há muitas trilhas nas quais os praticantes de trekking, rappel e montanhismo podem praticar. Em Guaramiranga e nas mediações pode-se contemplar igrejas antigas do século XIX e velhos casarões apreciando o cultivo de flores silvestres como as bromélias, colibris, ipês floridos, palmeiras imperiais, bambus e papoulas. Umas das atividades que mais se desenvolve é o cultivo de rosas e flores tropicais que abastece o mercado de Fortaleza e o europeu. Esses plantios se estendem pelos municípios de Guaramiranga, Pacoti e Baturité.

Hino de Guaramiranga

Ode Heroica ao Municipio de Guaramiranga
Poesia e Musica: Prof.: José Gaspar Sobrinho

I
Engastada no Maciço, refulgente,
Jóia rara, um tesouro nesta serra!
Resplandece Guaramiranga imponente,
Rebrilhando na pompa quem encerra.

Estribilho
Vislumbrando um futuro a colimar,
Conquistando horizontes a vencer,
Nossa glória é o prazer de amar
Estas plagas que enlevam o viver…

II
No pequeno País verde, saltitante
Mata Atlântica, festivo, gorjeando
O vermelho ? carmesim, esvoaçante,
Vai Feliz Guaramiranga projetando…

III
Terra forte, povo firme, destemido,
Arte viva da cultura e de historias,
Seus caminhos terão sempre um sentido:
Retratar seu vigor suas vitórias…

IV
Jubilosos seus filhos enaltecem
Verdes matas, em um clima auspicioso
Natureza que, felizes, engrandecem,
Marco nobre, município primoroso…

GLOSSÁRIO
Ode: Composição poética de caráter lírico
Engastada: Encaixada, embutida ou encravada em ouro, prata.
Refulgente: Resplandecente
Imponente: Majestoso, altivo.
Pompa: Grande luxo, magnífico, suntuoso.
Colimar: Ter em vista, pretender.
Enlevam: Encantam, extasiam
Gorjeando: Exprimir com voz melodiante
Jubilosos: Grande contentamento. Alegria
Enaltecem: Elevam-se, exaltam se.
Auspicioso: Pressagio Promissor.
Plagas: Região, País.

Etimologia

O topônimo Guaramiranga vem do tupi guará(guará) e miranga ou piranga(vermelho), significando guará vermelho. Sua denominação original era Conceição, porém, desde 1890, possui o nome Guaramiranga

Geografia

Localizado no Maciço de Baturité, tem como principal elevação o Pico Alto, com 1 115 metros acima do nível do mar. Foi registrado a ocorrência de caolim, uma variedade da argila, em seu território. As principais fontes de água fazem parte da bacia Metropolitana, sendo elas os rio Pacoti e os riachos Candeias e Sinimbútantos, todos afluentes do rio Aracoiaba.A região possui uma vegetação diversificada, variando desde a caatinga arbustiva densa, floresta subcaducifólia tropical, floresta úmida semiperenofólia, floresta úmida semicaducifólia, floresta caducifólia à mata ciliar. O clima da região é tropical úmido, com pluviometria média de 1 600 milímetros (mm) anuais e chuvas concentradas de janeiro a julho.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), referentes ao período de 1931 a 1970 e de 1973 a 2019, a menor temperatura registrada em Guaramiranga foi de 10 °C em 27 de junho de 1963 e a maior atingiu 32,2 °C em 19 de outubro de 2016. O maior acumulado de precipitação em 24 horas chegou a 141,3 mm em 9 de julho de 1989. Outros acumulados iguais ou superiores a 100 mm foram: 134 mm em 8 de janeiro de 2002, 129,4 mm em 31 de março de 1989, 128 mm nos dias 14 de junho de 1994 e 25 de janeiro de 2011, 127,2 mm em 15 de abril de 1988, 120 mm em 24 de janeiro de 1950, 117,4 mm em 20 de abril de 1931 e 30 de abril de 1986, 116 mm em 17 de julho de 2015, 112,6 mm em 19 de junho de 1945, 112,2 mm em 9 de maio de 2017, 105,2 mm em 31 de janeiro de 1946, 101,6 mm em 18 de março de 1940 e 100,2 mm em 27 de janeiro de 1977.

Economia

A base da economia local está assentada no setor de serviços, por meio do turismo, e na produção de gêneros agrícolas tradicionais, como o caféalgodãobananaarrozcana-de-açúcarmilho e feijão; além da pecuária, em menor escala: bovinossuínos e avícolas. Existem, ainda, duas indústrias de produtos alimentares.

turismo representa um forte componente da economia do município, graças a atrativos como o clima serrano, belas paisagens e eventos acolhidos durante todo o ano, como o Festival de Jazz e Blues.

Guaramiranga é um dos mais disputados destinos de carnaval dos cearenses, pois oferece opção para aqueles que preferem ficar longe do forró e do axé, que normalmente são dominantes no litoral do estado. Nesse período, a cidade abriga o Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga – evento que conta com a participação de grandes nomes da música nacional e internacional. Nas noites frias da pequena cidade, a música entretém uma multidão de apreciadores, que lotam as ruas e hospedagens, muitas vezes improvisando barracas de acampamento e casas alugadas por moradores.

Além das atrações culturais, Guaramiranga é conhecida pelos atrativos naturais. Por estar localizada no Maciço de Baturité, região serrana a 865 metros acima do nível do mar, as temperaturas são amenas, geralmente entre 16 e 25º, embora, no mês de julho, a temperatura possa atingir 12°C. Por essas condições climáticas, é popularmente conhecida como “suíça cearense”. A vegetação é composta de mata atlântica.

Guaramiranga é conhecida também por “cidade das flores”. A origem desse título reside na tradição do cultivo de rosas no Maciço de Baturité.

Os prédios históricos e seu valor histórico são outra característica do município. A Pousada dos Capuchinhos, antes um mosteiro, é um dos principais pontos turísticos da cidade, mesmo para aqueles que não estejam lá hospedados; Os cantos gregorianos são tradição, entoados nas manhãs do antigo prédio religioso. A beleza do antigo mosteiro se estende, ainda, por seus jardins e fontes.

As trilhas ecológicas são uma forte atração da região. Há, ainda, a Cachoeira do Perigo, localizada em Baturité.

Nas rotas turísticas de Guaramiranga há também o Pico Alto, local de maior altitude no Maciço de Baturité, com 1115 metros, e, consequentemente, de menores temperaturas, que podem chegar a 10°C em julho. Lá existe, ainda, um mirante onde os visitantes podem ver o pôr do sol.

História

As terras da atual Guaramiranga eram habitadas por várias etnias. A principal delas era a Kanyndé. Com a criação da Missão da Palma, durante o século XVIII, para a evangelização dos silvícolas, e a expansão da pecuária e as plantações de café no século XIX, consolidou-se o centro urbano que hoje se chama Guaramiranga.

Chamava-se de Paz da Conceição, o povoado afamado pelo seu clima ameno e riqueza em café, quando foi elevado à categoria de Vila em 01 de setembro de 1890 através do Decreto de n° 55.

Logo em seguida o município foi criado pelo Decreto n° 059 de 04 de setembro do mesmo ano e o nome do povoado passa a denominar-se de Guaramiranga.

Foi extinto pela Lei n° 550 de 25 de agosto de 1899 sendo seu território anexado ao município de Baturité, e novamente elevado à categoria de município pela Lei n° 1.877 de 15 de outubro de 1921.

Pelo Decreto n° 193, de 20 de maio de 1931, o município é extinto novamente e passa a ser anexado ao município de Pacoti.

Finalmente foi restaurado definitivamente pela Lei n° 3.679 de 11 de junho de 1957.

O topônimo “Guaramiranga”, de origem tupi, significa Pássaro Vermelho, segundo o historiador Pompeu Sobrinho.

Distrito criado com a denominação de Guaramiranga, por ato provincial de 10-10-1868.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Guaramiranga, pelo decreto de 01-09-1890, desmembrado de Baturité. Sede na antiga povoação de Conceição.
Pela lei nº 550, de 25-08-1899, é extinta a vila, sendo seu território anexado ao município de Baturité, como simples distrito.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distritos de Guaramiranga figura no município de Baturité.
Elevado à categoria de município com a denominação de Guaramiranga, pela lei nº 1887, de 1510-1921.
Pelo decreto nº 193, de 20-05-1931, o município é extinto novamente. sob a mesma lei o distrito de Guaramiranga deixa de pertencer ao município de Baturité para ser anexado ao município de Pacoti.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito Guaramiranga figura no município de Pacoti.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de1-VII-1955
Elevado à categoria de município com a denominação de Guaramiranga pela lei estadual nº 3679, de 11-07-1957, desmembrado de Pacoti. Sede no antigo distrito de Guaramiranga. Constituído de 2 distritos: Guaramiranga e Pernanbuquinho. Desmembrado de Pacoti. Instalado em 27-09-1957.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Guaramiranga e Pernambuquinho.
Pela lei estadual nº 6932, de 18-09-1963, desmembra do município de Guaramiranga o distrito de Pernambuquinho. Elevado à categoria de muincípio.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Pela lei estadual nº 8339, de 14-12-1965, o município de Guaramiranga adquiiriu o extinto município de Pernambuquinho, como simples distrito.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 2 distritos: Guaramiranga e Pernambuquinho.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

O município de Guaramiranga atualmente é dividido em 3 distritos: Guaramiranga (sede), Pernambuquinho e Linha da Serra.

Política

A administração municipal localiza-se na sede, Guaramiranga. 

O município de Guaramiranga, desde de sua emancipação política teve 12 prefeitos:

OrdemNomePartidoMandato
José Aldemar QueirozPSD1958 – 1962
Heitor Feitosa MarinhoUDN1962 – 1966
Flávio César de HolandaARENA1967 – 1970
Francisco Farias FilhoARENA1971 – 1972
José Vieira FilhoARENA1973 – 1976
Francisco Farias FilhoARENA1977 – 1982
Fernando Simões NetoPDS1983 – 1988
Drálio José Balsi de HolandaPMDB1989 – 1992
Francisco Farias NetoPSDB1993 – 1996
10°Drálio José Balsi de HolandaPMDB1997 – 2004
11°Francisco Ilton Cambe BarrozoPPS2005 – 2008
12°Luis Eduardo Viana VieiraPR2009 – 2016
13°Roberlandia Ferreira Castelo BrancoPDT2017 – 2020

Administração atual

PrefeitoVice-prefeito
Roberlandia Ferreira Castelo Branco (PDT)Marcos Antonio Caracas de Souza (PV)
Pastas de Guaramiranga – Gestão 2017-2022
PastaGestor
Secretaria de AdministraçãoIsrael Pimenta
Secretaria de Ação e Desenvolvimento SocialKeila Pimentel
Secretaria da CulturaFladiana Ruiz
Secretaria de Educação e DesportoMatheus
Secretaria de Finanças
Secreraria de InsfraestruturaGleison Vinuto
Secretaria do Meio Ambiente
Secretaria da SaúdeSilvana Soares
Secretaria de TurismoFranze Leal

Os principais eventos culturais que acontecem no município são:

  • Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição, em 8 de dezembro;
  • Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga, no período do Carnaval;
  • Encontro de Cordelistas da Serra, em 1 de maio;
  • Coroação de Nossa Senhora de Fátima, em 31 de maio;
  • Festival do Vinho;
  • Mostra Junina;
  • Feira de Negócios Turísticos do Maciço, em julho;
  • Festa de Santo Antônio, em 24 de agosto;
  • Festa de Santo Agostinho, na segunda quinzena de agosto;
  • Festival de Flores, em agosto;
  • Festa de Nosso Senhor do Bonfim, em 9 de setembro;
  • Festa de Santa Teresinha, na Botija, na segunda quinzena de outubro;
  • Dia do Município, em 22 de Setembro;
  • Festival Nordestino de Teatro Amador, em setembro;
  • Festa de São Francisco, em 4 de Outubro;
  • Festival de Fondue;
  • Festival de Gastronomia de Guaramiranga, em outubro;
  • OctoberFest de Guaramiranga, em Outubro;

Responder