A Cidade de Guaramiranga, Ceará.

Guaramiranga é um pequeno Município da região serrana do Estado do Ceará, está situada a cerca de 100 km da capital, Fortaleza, na microrregião do Maciço de Baturité. Com altitude de 865m acima do nível do mar, proporciona um clima sempre ameno, com temperatura média anual entre 14º à 25º. É nesse clima que a natureza dá o seu espetáculo, cobrindo a região de flores, em um dos últimos espaços preservados de Mata Atlântica no Estado do Ceará. Sua fauna e flora, riquíssimas, fazem parte da Área de Proteção Ambiental (APA) do Maciço de Baturité.

Chamava-se Conceição, o povoado, quando foi elevado à categoria de Vila, com o nome de Guaramiranga, pelo decreto no 59 de 04 de setembro de 1890. Datado do dia 1o do mesmo mês e ano, um decreto já havia criado o município, inaugurado em 17 de outubro seguinte. O nome “Guaramiranga“, de origem tupi, significa “Pássaro Vermelho”, segundo o historiador Pompeu Sobrinho. Ao pé da letra, de acordo com Silveira Bueno, o vocábulo significa garça vermelha. De guará: vermelho; e miranga, o mesmo que piranga: garça.

ATRAÇÕES CULTURAIS DE GUARAMIRANGA, CE

Além das atrações culturais, Guaramiranga encanta pelos atrativos naturais. Por estar localizada no Maciço de Baturité, região serrana, a aproximadamente 800 metros acima do nível do mar, as temperaturas são sempre amenas, geralmente entre 14º e 25º. No mês de Julho, a temperatura pode atingir 12°C, proporcionando um frio agradável. A vegetação é composta de remanescentes de Mata Atlântica. Por essas condições climáticas, é conhecida por “Suíça Cearense”.
Guaramiranga é conhecida, também, por “Cidade das Flores”. A origem desse título reside na tradição do cultivo de rosas no Maciço de Baturité.

LOCALIZAÇÃO

Guaramiranga tem uma localização geográfica privilegiada: É o local ideal para apreciar a natureza dentro de um ecossistema único pela suas condições geográficas e climáticas, pois se encontra num oásis dentro de uma região onde predomina a do sertão.

A cidade destaca-se pelo clima, pelas belas paisagens e pelos eventos que acolhe durante o ano todo.

Responder